Dicas de Segurança

 

                                                                    

A criminalidade nas grandes cidades (e até mesmo nas pequenas) é fator constante e crescente. Vivemos a insegurança de sair as ruas, andar de carro, sair a noite, ir ao banco… Infelizmente somos reféns de ladrões e criminosos de todos os tipos.

Cabe ao poder público tomar iniciativas de combate ao crime e, principalmente, investimentos reais e massivos em educação e cultura, para que um dia, esse cenário de insegurança seja somente passado. Uma pesquisa do IBGE de 2009 aponta que 47,2% das pessoas não se sentem seguras na cidade em que moram.Nossas casas e apartamentos são nosso lugar de privacidade, de descanso do stress e insegurança das ruas. Ninguém quer que seu lar, seu cantinho de repouso, seja vítima de assaltos e da insegurança que toma conta da vida moderna. Manter nossas casas afastadas e protegidas de assaltantes pode ser possível com simples cuidados tomados no dia a dia. A seguir, confira algumas dicas de segurança residencial para proteger seu imóvel.Câmera de segurança
 

A empresa especializada em segurança domiciliar, Friedland, do Reino Unido, fez uma pesquisa entre assaltantes de domicílios. 80% deles afirmaram que um simples dispositivo de alarme na casa assaltada já seria o suficiente para fazê-los desistir do roubo.

Instale um sistema de segurança em sua residência e, além de afastar assaltantes e pessoas má intecionadas, também possibilitar vigiar tudo o que acontece em sua propriedade.

Existe ainda, um sistema de segurança, no qual você poderá monitorar tudo o que acontece em sua residência ou comércio. Mesmo você estando em outro país, é possível saber tudo o que acontece em seu imóvel aqui no Brasil, através da internet. 

Muitas vezes não sabemos nem o nome da pessoa que mora ao nosso lado. Uma boa relação com os vizinhos pode ser fundamental para evitar assaltos. Quando for sair e a casa ficar sozinha, contar com a ajuda de seu vizinho para vigiar qualquer movimento suspeito, ou avisar caso aconteça alguma coisa é de extrema importância.  

Quando receber visita de carteiro, agente da prefeitura ou da companhia de água ou luz, antes de abrir a porta, exija sempre a identificação dessa pessoa. Na dúvida, ligue para a empresa para a qual o agente trabalha e confirme se estava realmente programada a visita a sua residência. 

Pesquisas indicam que casas com grama alta e sinais de abandono e descuido atraem ladrões por estes acharem que os donos não zelam pelo imóvel. Além disso, árvores e grandes arbustos podem servir como esconderijo caso os criminosos venham a entrar na residência. Por isso mantenha a vegetação bem podada e limpa.
 

 

dicas-de-segurança-residencialEm algumas casas, a entrada para o sotão ou porão se localizam na parte de fora da residência. Se essas entradas não estiverem bem trancadas e protegidas, se tornam um alvo fácil para o assaltante que quer invadir a residência. 

Luzes acessas durante o dia podem gerar suspeitas de a casa está vazia. Isso porque algumas pessoas, quando vão passar um bom tempo fora de casa, acendem as luzes ainda de dia, antes de sair, para que a residência não fique totalmente escura ao anoitecer. Mas essa prática pode indicar ao assaltante de que não há ninguém em casa naquele momento, pois não é tão comum deixarmos as luzes acessas à luz do dia, não é mesmo? 

Deixar qualquer objeto ou acessório que venha a facilitar a entrada do ladrão à vista é perigoso. Isso porque uma pessoa má intencionada poderá enxergar aí uma possibilidade de assalto. 

Se for passar muitos dias fora de casa, peça alguém para recolher as correspondências e os jornais. Caso se acumulem, é sinal de que não há ninguém em casa.

E lembre-se, caso o pior aconteça, não reaja, não tente discutir com o assaltante nem ofereça resistência. Sua vida vale mais que qualquer coisa.

Importante: sempre faça um boletim de ocorrência caso for assaltado. Mesmo que você não recupere seus bens roubados, esses dados ajudam a polícia no mapeamento e nas estratégias de combate a criminalidade.